Gestão de obras: porque é importante você fazer

Fazer obra em seu imóvel é algo necessário para valorizar mais o seu patrimônio, mas na prática é algo bem mais complexo do que parece. Sem os devidos cuidados você pode ter aumento no custo da obra, demora na entrega do projeto, erro na execução e até mesmo problemas com o pessoal. Para que a sua obra na casa ou apartamento ou até mesmo no novo empreendimento acontece da melhor forma possível é importante ter um gerenciamento de obras que funcione da seguinte forma:

Definindo objetivo da obra

Antes de qualquer coisa você precisa definir o que será efetivamente feito de forma bem clara.  Reformar a parte externa toda da casa ou criar segundo andar na casa ou melhorar encanamento do prédio ou outras. O importante é definir bem o que precisará ser feito para que o projeto contemple perfeitamente as melhores opções para o projeto, seus custos e possíveis necessidades pontuais.

Muitas vezes é preciso fazer obras de apoio para que a principal obra se concretize, por exemplo, se você vai reformar toda a cozinha tem antes que conferir a parte elétrica e de gás para ter certeza que poderá quebrar, realocar e montar tudo nos lugares certos.

Priorizando atividades

Com o objetivo bem claro você poderá ter delimitar quais atividades serão necessárias. Vamos usar o mesmo exemplo simples citado acima: a reforma da cozinha. Você precisará quebrar a cozinha, retirar o material, comprar o material da nova cozinha, comprar os eletrodomésticos, colocar piso e etc. Todas essas atividades serão necessárias portanto é preciso listar cada uma para ter certeza que o projeto feito corretamente e da forma que você quer.

Como executar?

Você já saberá as atividades, mas por onde começar? É possível ter mais de uma atividade acontecendo ao mesmo tempo? Como facilitar a forma de pagamento do material com a dos pedreiros, eletricistas e outros? Onde o material será estocado enquanto a cozinha é quebrada? Quantos dias cada etapa levará? É nessa hora que a gestão de obra é importantíssima definindo um planejamento que vai guiar a execução de todo o seu projeto.

Controlar a execução

Tudo tem que acontecer no tempo certo e sem enrolação. Imprevistos acontece em 99,9% das obras, mas um gestor com experiência consegue contorná-las sem incômodo para os proprietários dos projetos. Portanto é necessário acompanhar se o pedreiro vai atrasar a entrega e como está o trabalho, se o material foi entregue no prazo devido, se a chuva atrapalhou a obra de alguma forma e se tudo que está sendo feito está de acordo com o que foi delimitado no projeto.

gestao_de_obras_11

Conclusão da obra

Depois disso tudo é que você pode dar a obra como concluída. Mas o gestor de obras ainda deve vistoriar o serviço para só em seguida dispensar todos os envolvidos. Nada pode estar fora do lugar seja visualmente seja tecnicamente.

gestao_de_obras_08

Todos os encargos de uma gestão de obras:

  • Gerenciamento do plano de projeto – dos processos relacionados ao escopo.
  • Administração do tempo para execução
  • Custo envolvido
  • Planejamento dos diversos recursos necessários
  • Processos referentes á definição do pessoal envolvido
  • Gerenciamento das informações e métodos de comunicação
  • Análise de riscos e segurança do empreendimento
  • Suprimentos
  • Logística.

Parece muita coisa e realmente é. Atualmente ninguém tem tempo de fazer todas essas coisas mesmo que em projetos pequenos de suas próprias casas. O trabalho é muito grande e como a obra demora vários dias para ficar pronta, acaba gerando estresse diário em toda a família com o barulho, poeira e outros. Em empreendimentos esse trabalho torna-se ainda mais importante pois são muitos profissionais envolvidos em um longo projeto e de grande impacto em várias pessoas.

Você já tinha pensando em tudo isso?

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *