Gestão Patrimonial

A gestão patrimonial é um trabalho integrado de gerenciamento de patrimônios imobiliários familiares e empresariais aliando diferentes competências e serviços. É através dela que é feita a gestão de ativos financeiros de terceiros, gestão das relações contratuais locatícias e comerciais, avaliações, projetos e revenda, com respaldo de assessoria jurídica e tributária, visando à valorização do bem imóvel, sua otimização e conservação, a satisfação do cliente e o cumprimento das mútuas obrigações.

Mas, quando falamos de gestão do patrimônio, isso envolve mais do que uma estimativa “por cima” do quanto você tem, é preciso analisar com cuidado, e quando possível, tentar estimar o valor de mercado dos seus bens e investimentos. Esta análise permite, por exemplo, constatar se você está com uma parcela muito grande do seu patrimônio direcionada para um único tipo de aplicação.

Check-up da sua estratégia de investimento

A análise do orçamento permite que você verifique para onde está indo seu dinheiro, em termos de despesas, e, assim, permite que você reveja seus gastos, adotando, quando preciso, uma mudança nos hábitos de consumo. De maneira semelhante, a análise de patrimônio serve como check-up para a sua estratégia de alocação de investimentos.

Um erro comum entre os investidores, mesmo aqueles que têm uma boa quantia investida, é concentrar demais suas aplicações. Para piorar, muitas vezes a concentração acontece em aplicações de baixa liquidez, como é o caso do investimento em imóveis, o que pode colocar o investidor em dificuldades se precisar arcar com despesas inesperadas.

Lembre-se que é a gestão correta do seu patrimônio, da forma como você investe seus recursos, que irá assegurar, ou não, que você terá recursos suficientes para quando se aposentar, por exemplo.